Quem sou eu

Minha foto
A Sociedade de Estudos Espíritas Jaraguá está localizada na Rua Lagoas de Camacho, 108 Panamericano no Jaraguá. Próximo ao Supermercado Extra, na rua de trás da Telefônica. Fone: 3941-2099.

quarta-feira, 7 de março de 2012

ADMINISTRANDO O CENTRO ESPÍRITA COM AMOR E SABEDORIA

O tema é recorrente, mas como o nosso informativo chega a outras casas, achei que seria interessante retomar o tema.

Sem mencionar claro, a importância da mulher, a qual é homenageada neste mês, na administração dos centros espíritas, uma vez que elas são sempre a maioria nos centros.

Quando o grupo que compõe o centro espírita se propõe a trabalhar de forma responsável, com humildade, união, fraternidade e comprometimento, a casa irá crescer; isto é certo, pois tudo tem e deve evoluir.

Crescer doe e é sempre um grande desafio. Deixar de ser criança, adolescente para ser adulto é sempre muito complicado.

Nenhuma empresa que começou como pequena, muitas vezes em uma pequena porta, e chegou a um império empresarial, alcançou tal patamar sem muito trabalho e administração competente. O que tem haver um centro espírita com uma empresa? Tudo!

Administração é sempre administração. Porém, no centro espírita o desafio é maior, pois deve ser feito de forma fraternal, o que nem sempre está presente em uma empresa.

O centro não pode ter dono. A famosa expressão o centro do seu fulano é perniciosa.

Os espíritas devem entender que o centro é de um fulano chamado Jesus. Se nessa encarnação somos espíritas é porque o Mestre Jesus permitiu.

O centro, sim deve ter um líder. Nem sempre esse líder ocupa o cargo de presidente, mas ele sempre tem ascensão sobre os demais devido ao seu conhecimento e experiência.

O centro deve ser dividido em departamentos. Cada departamento tem seu encarregado. O caro leitor mais experiente em centro espírita dirá que não há novidade alguma nisso. Sim, mas em boa parte das casas o encarregado não faz nada se o dono do centro não deixar e isto está errado.

O encarregado deve ter liberdade de ação e apenas prestar contas de seu departamento a direção, ou diretoria como preferir. Por conta disso, o encarregado deve ser uma pessoa madura e responsável, alias como em qualquer empresa ou organização.

Somos espíritos ainda falhos, portanto o encarregado de departamento mais cedo ou mais tarde poderá falhar. Neste momento todos na casa devem compreender e se disponibilizar a auxiliar na correção da falha de forma fraterna. Não precisa nem dizer; sem jogar a primeira pedra. Certo?!

Quem deverá ser o encarregado ou responsável por cada um dos departamentos e atividades realizadas na casa? Esse é um dos pontos mais falhos em muitos centros.  Quem tiver aptidão deve realizar a atividade.

Aptidão. Essa palavrinha é sempre desprezada.

Nem todos são médiuns ativos ou possuem aptidão para fazer palestra ou afinidade com bazares e afins. Isso deve ser compreendido e aceito como algo natural.

Neste ponto, o orgulho sempre fala mais alto. Quem não tem mediunidade ativa quer ser médium. Pessoas que não tem a menor aptidão para falar em público querem fazer palestras. De outra forma, pessoas que trabalham em bazares e afins criticam as pessoas que não participam de bazar e eventos, mas que por sua vez, são muito ativas em outras atividades. Portanto colaboram sim, mas em outras atividades tão importantes quanto esses eventos.

Não existe a pessoa mais importante no centro e ninguém nasceu predestinado. Ninguém deve ser endeusado. Para nós o exemplo é o Mestre Jesus, o caminho, a verdade e a vida.

A atividade mais importante de um centro espírita não é a caridade. É o estudo. Sim, o estudo!

O estudo da doutrina leva as pessoas a fazer caridade e não o contrário.

O centro espírita que só faz caridade e não estuda as obras de Allan Kardec é tudo, menos um centro espírita. Pode até ser feito com muito amor e ter muito mérito, mas ainda sim, não é um centro espírita.

Deve sempre haver fraternidade e alegria no centro. Essa história de que o silencio é uma prece não cabe em todas as situações. O espírito ouve apenas o que quer (vide O Livro dos Espíritos). Mesmo em silencio, internamente a pessoa pode estar gritando.

Ao chegar ao centro devemos cumprimentar os demais e não chegar calado de cara séria, sentar na cadeira e ficar com cara de velório. Ser cristão e espírita é essencialmente uma alegria, é ser feliz porque possuímos na mão uma maravilhosa ferramenta para sua evolução.

Uma casa fechada embolora. Mentes fechadas envelhecem. Abramos as janelas de nossa mente.

   

                                                                                                                       Luis Fernando Ferreira Canhero